Webinário

A coleção Vaga-Lume através dos tempos

Assista à gravação

Com Ana Pacheco, Jiro Takahashi, Luiz Puntel e Laura Vecchioli

Tomando como pretexto o mais recente lançamento da célebre coleção Vaga-Lume (Ática), Ponha-se no seu lugar!, de Ana Pacheco, a par Literatura convida a autora para falar do novo livro, o idealizador da coleção, Jiro Takahashi para recuperar o histórico do projeto, conjecturando sobre o sentido que ele pode assumir para os leitores de hoje, e Luiz Puntel, autor, entre outros títulos, de Meninos sem pátria, Açúcar amargo e Tráfico de anjos, todos da Vaga-Lume.

Ana Pacheco

Ana Pacheco é escritora e professora universitária. Nasceu em São Paulo, em 1972. Em 1982, pediu emprestada a máquina de escrever do vizinho e escreveu sua primeira história de ficção para crianças. Depois, estudou muito para ser professora, ministrar aulas e aprender com os alunos. Ana é autora de Lugar do mito: narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (Nankin Editorial, 2006) e do volume de contos A casa deles (Nankin Editorial, 2009). Em 2013, com o conto “Cabeluda” (uma releitura de “Rapunzel”), participou da coletânea Irmãos Grimm: releituras contemporâneas (Edições SM) e voltou a ter muita vontade de escrever para o público mais jovem.

Jiro Takahashi

Jiro Takahashi é editor e professor há cinquenta anos. Atuou na direção editorial da Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Ediouro, Grupo Rocco e Nova Aguilar. Atualmente é consultor da área didática da Zapt Editora. Fundou a Editora Estação Liberdade, que dirigiu de 1990 a 1996. Mestre em Linguística/Semiótica Literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é professor universitário, lecionando atualmente nos cursos de letras e pedagogia do Centro Universitário das Américas. É coordenador do Programa de Aprimoramento em Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida.

Luiz Puntel

Luiz Puntel é autor de diversos livros da Editora Ática e dirige a Oficina Literária Puntel, escola de cursos de redação para vestibulandos, estudantes universitários e profissionais liberais. Além disso, ministra, há 35 anos, cursos de oratória, orientando pessoas a falarem em público. Sempre escreve aos domingos no jornal ACidadeOn, além de ser muito ativo nas redes sociais (Instagram: @luizpuntel, @oficinaliterariapuntel; Facebook: luizpuntel).

Laura Vecchioli

Desde sempre apaixonada por livros, formou-se em Letras pela USP e hoje é editora de Literatura na SOMOS Educação.

Preencha o formulário para se inscrever!

Preencha o formulário para assistir ao webinário

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.